“Dilma marcou um gol contra”, diz Paulo Bauer sobre veto à sua emenda

Foto: Cadu Gomes

As dificuldades enfrentadas pelos agricultores da região Sul do País, ignoradas pela presidente Dilma Rousseff na sanção à MP 565, mais conhecida como a “MP da Seca”, poderão acarretar no aumento do preço de alguns alimentos para o consumidor. O alerta foi feito pelo senador Paulo Bauer (PSDB/SC), em entrevista ao programa “Argumento”, da TV Senado. O tucano explicou que além dos problemas climáticos enfrentados pelos produtores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, que afetam a produção como um todo, o expressivo aumento do preço do milho no mercado internacional elevou os custos para os avicultores, e deve acarretar no reajuste do frango na prateleira dos supermercados.

Para Paulo Bauer, as diversas crises que afetaram a agricultura na região Sul, além de fenômenos climáticos como chuvas e estiagem, exigem do governo providências urgentes. O senador disse que a sua emenda, inserida no texto da MP 565, representaria uma pequena solução para os produtores. “Eu espero que o governo Dilma tenha maior sensibilidade e analise o problema, e aponte outras soluções, pois a crise na agricultura da região Sul é muito grande. Vetar a minha emenda, que apenas dava ao produtor do Sul os mesmos benefícios que foram concedidos para os das regiões Norte e Nordeste, foi uma providência absolutamente equivocada. Dilma marcou um gol contra”, disse o senador.

Questionado no programa da TV Senado sobre a possibilidade de o Congresso derrubar o veto de Dilma, o senador Paulo Bauer afirmou não ter esperanças de que esta providência se concretize, e se disse indignado pela atitude da presidente da República. “A minha emenda tinha como objetivo defender a economia do País, defender a viabilidade do agronegócio brasileiro, da agricultura familiar. A presidente não faria nenhum favor para a região Sul em acatar o texto da MP da forma como foi aprovado pelo Congresso Nacional. E não acredito que haverá a derrubada do veto, pois já se tornou recorrente neste governo o descumprimento constitucional, a falta de análise de projetos vetados pelo Executivo. Estou indignado porque a decisão da presidente traz prejuízos principalmente para o Brasil”, concluiu Bauer.

Assista aqui a entrevista do senador tucano.

Patrícia Mazzilli, com informações da TV Senado 

Comments are closed.